Com o MCL32 em tons de laranja e negro nasceu… a nova McLaren! Os últimos traços de Ron Dennis – que sempre recusou o regresso ao laranja da decoração original dos McLaren… – foram definitivamente varridos, tal como os seus mais próximos colaboradores, e é com este monolugar de desenho aparentemente simples dos lados, a contrastar com a complexidade da frente, que a McLaren vai tentar voltar aos lugares da frente. "Se é ‘sexy’? Um carro só é ‘sexy’ se for rápido!", concluiu, pragmático, Fernando Alonso.
Zak Brown, o norte-americano que é o novo homem forte da McLaren Racing, assumiu a mudança: "Esta nova decoração é o início de uma nova era. Há uma grande excitação na fábrica com estes novos tempos, até com o novo nome do carro". O MCL32 corta com a "família" MP4 que foi a designação de todos os McLaren de F1 desde… 1981. Mais uma machadada na era Ron Dennis…
Neste lançamento do carro para 2017, Brown fez uma espécie de declaração de intenções: "Eu sempre fui fã da McLaren e nós vamos lá chegar! O meu papel é ter as pessoas certas nos sítios certos e com os meios certos. Acho que estamos a reunir isso tudo e que construímos um belíssimo carro. Claro que esta equipa anda frustrada por não ganhar há muito tempo, mas o ano passado já progredimos bastante. E, com a dupla de pilotos que temos, só precisamos de algum tempo para lá chegarmos".
O MCL32/Honda destaca-se pela extrema complexidade da sua asa dianteira, bem como das suspensões da frente. Contudo, do "cockpit" para trás, é dos carros mais "limpos" até agora apresentados, apenas com a enorme "barbatana" na tampa do motor. "Hoje foi a primeira vez que o vimos completo e parece-me fantástico!", declarou Alonso. "Tenho visto os outros carros pela Internet e o nosso parece-me dos mais bonitos".
Eric Boullier, director desportivo, destacou o trabalho conjunto entre McLaren e Honda: "Este carro é o resultado de muitos meses de trabalho árduo de centenas de pessoas. Acho que tem soluções muito interessantes porque a nossa relação com a Honda é excelente. Desenhámos o carro com eles, correspondendo às necessidades uns dos outros", contou, embora mantendo um tom algo cauteloso: "Não quero estar a prometer resultados, apenas que vamos continuar a progredir. A única coisa que posso prometer é que havemos de voltar a ganhar!".
É também pela evolução que a equipa ainda precisa de fazer que Stoffel Vandoorne promete controlar a vontade que tem de "mostrar serviço" e de bater aquele que ainda é tido como um dos melhores pilotos da F1… "Claro que vou tentar dar luta ao Fernando, mas o foco é colocar a equipa na frente e fazer progressos, ou seja, trabalhar em conjunto e com os engenheiros para evoluir todos o conjunto", referiu o belga que se diz a postos para não ser surpreendido por carros demasiado físicos de conduzir: "Fisicamente, iremos descobrir a realidade em Barcelona, mas a experiência no simulador diz-nos que as velocidades em curva serão muito mais elevadas. Mas tivemos um longo Inverno mas preparamos o físico".